Eu fui à Titanic Experience, no Rio de Janeiro, esperando encontrar uma exposição sobre um dos navios mais famosos da história. Mas saí de lá pensando em algo que vai muito além do Titanic em si: experiência, memória e, principalmente, no poder que uma boa narrativa tem de fazer a gente se sentir parte dela.
Se existe uma história que o cinema conseguiu transformar em memória afetiva para milhões de pessoas, é a do Titanic. E, no meu caso, talvez isso seja ainda mais forte, porque o filme é daqueles que fazem parte da minha história também. Eu assisto, me emociono, choro e, mesmo sabendo exatamente o que vai acontecer, continuo sentindo tudo de novo.
Por isso, antes mesmo de visitar a exposição, eu fiz o meu próprio Coração do Oceano para usar naquele dia. Não queria apenas chegar com um acessório temático; queria levar comigo um símbolo de uma história que já faz parte do meu imaginário há muitos anos.
Foi assim que cheguei à Titanic Experience, no Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro.
A visita começou pelo fim — ou quase isso
Assim que cheguei à exposição, a primeira experiência que fiz foi justamente a realidade virtual.
E acho interessante contar isso logo no começo porque, olhando para a visita como um todo, essa escolha acabou criando uma espécie de porta de entrada para tudo o que eu veria depois. Antes mesmo de caminhar pelos ambientes físicos, olhar os objetos, conhecer as cabines ou chegar à parte relacionada ao filme, eu já tinha sido colocada dentro daquele universo.
A experiência imersiva apresenta diferentes momentos relacionados ao Titanic e leva o visitante por uma jornada que vai da viagem ao encontro com o navio no fundo do oceano. Naquele primeiro momento, porém, eu ainda não sabia o quanto aquela experiência iria influenciar a maneira como eu enxergaria o restante da exposição.
Eu só sabia que tinha acabado de entrar no Titanic.
Depois disso, saí da realidade virtual e comecei a caminhada pela exposição física. E foi aí que a visita ganhou outra perspectiva.
O Titanic que a gente pode percorrer
Na parte física da exposição, encontrei ambientes recriados, figurinos, objetos, painéis históricos e diferentes elementos pensados para aproximar o visitante da história do navio.
Uma das coisas que mais gostei foi a cabine de terceira classe. O ambiente recria um espaço com as camas, a pia e outros detalhes que ajudam a imaginar como era estar dentro de uma dessas cabines. Para mim, ela teve uma força ainda maior porque lembra muito o universo mostrado no filme. É aquele tipo de cenário que você olha e imediatamente consegue fazer uma associação com as cenas que já viu tantas vezes.
A sala de comando também me chamou muito a atenção. Achei aquele espaço lindo e, ao mesmo tempo, muito tocante, justamente pela quantidade de detalhes: os instrumentos, os equipamentos de comunicação, os relógios, os telefones, a bancada e toda a composição do ambiente. É um espaço que faz a gente pensar no funcionamento daquele navio e nas pessoas que estavam ali trabalhando durante a viagem. Não é apenas uma reprodução bonita; existe uma sensação de que aquele lugar representa uma parte importante da história que estamos conhecendo.
Outro ponto que faz parte dessa experiência física é a proa do navio, preparada para que o visitante possa subir, posar e fazer aquela foto que inevitavelmente remete a Rose e Jack. É uma interação simples, mas muito eficiente para quem tem o filme como referência, porque transforma uma imagem que conhecemos da tela em uma experiência que podemos reproduzir com o nosso próprio corpo.
E é interessante perceber como a exposição trabalha justamente com isso: em alguns momentos, ela apresenta a história; em outros, permite que a gente entre nela de alguma maneira.
História, construção e detalhes
Ao longo do percurso, também existem painéis que ajudam a contextualizar a história do navio. Um deles apresenta a construção do Titanic em uma sequência cronológica, mostrando momentos como o início da construção da quilha, o lançamento ao mar, as alterações realizadas durante o processo e os preparativos finais até a partida.
Há também uma grande maquete do Titanic, acompanhada de materiais que ajudam a mostrar aspectos relacionados à construção de modelos. São detalhes que ajudam a tirar o navio daquela ideia de uma imagem distante e transformá-lo em algo que podemos observar em diferentes escalas e perspectivas.
Os figurinos e outros objetos também cumprem esse papel. Quando você passa por esses ambientes, começa a perceber que a exposição não está contando apenas a história do naufrágio. Ela tenta construir uma imagem do Titanic como navio, como espaço e como experiência de viagem.
Foi justamente observando essa parte física que comecei a pensar também como publicitária, porque uma exposição não comunica somente através dos textos que coloca nas paredes. A maneira como os ambientes são organizados, a sequência em que aparecem, aquilo que chama primeiro a atenção e até o caminho que o visitante percorre também fazem parte da comunicação.
Em uma das sequências cronológicas, por exemplo, senti que a organização visual poderia facilitar mais a leitura. A informação estava ali, mas a forma de distribuí-la exigia um pouco mais de atenção para acompanhar a ordem dos acontecimentos. E esse é um daqueles detalhes que talvez passem despercebidos para muita gente, mas que, para quem trabalha com comunicação, acabam chamando atenção.
Porque não basta ter informação. É preciso pensar em como ela será percebida.
Existe também o Titanic que o cinema criou
E aqui entramos em uma parte que, para mim, era inevitável: o Titanic que ficou gravado na nossa memória por causa do cinema.
Existe o Titanic histórico, aquele navio que realmente atravessou o oceano e cuja história conhecemos através de documentos, relatos e objetos. Mas existe também o Titanic que foi reconstruído pelo imaginário de milhões de pessoas a partir do filme de James Cameron.
É o Titanic da Rose, do Jack, da escadaria, da proa, das cenas no convés e, claro, do Coração do Oceano.
A exposição traz elementos diretamente relacionados a esse universo cinematográfico, e foi justamente essa parte que me fez perceber como determinados objetos conseguem carregar uma quantidade enorme de memória. Entre eles está a reprodução artística do famoso Coração do Oceano, um dos maiores símbolos criados pelo filme, além do prendedor de cabelo de borboleta associado à Rose e outros materiais relacionados à produção, como livros, imagens e itens que ajudam a reconstruir esse imaginário.
E é curioso porque, às vezes, você não precisa de uma cena inteira para lembrar de uma história. Basta reconhecer um objeto.
Foi exatamente o que aconteceu comigo.
Eu já tinha chegado ali usando o meu próprio Coração do Oceano, então encontrar uma representação dele dentro da exposição criou uma conexão ainda maior com tudo aquilo. Era como se a experiência histórica e a experiência cinematográfica estivessem se encontrando no mesmo lugar.
Ao mesmo tempo, senti que essa relação com o filme poderia ser ainda mais explorada. Afinal, o Titanic que conhecemos hoje também é profundamente marcado pela forma como o cinema transformou essa história em memória cultural.
Quando a exposição coloca você dentro da história
Outra coisa que gostei foram as experiências interativas, porque elas mudam a posição do visitante dentro da exposição.
Em uma delas, existe uma câmera que registra a pessoa e gera uma imagem inserindo o visitante naquele universo, indicando de maneira lúdica se ele seria associado à primeira ou à terceira classe. E o mais legal é que essa experiência não termina quando a imagem aparece na tela.
Há um QR Code disponível no espaço e, através dele, é possível baixar a fotografia gerada pela exposição e guardar a imagem como lembrança da visita.
Eu gosto desse tipo de recurso porque ele prolonga a experiência. Você participa da interação dentro da exposição e ainda sai com alguma coisa que pode guardar depois. A fotografia deixa de ser apenas um momento vivido naquele espaço e passa a funcionar também como uma lembrança digital daquela visita.
Também existe a interação com o Capitão Smith, em que o visitante pode fazer perguntas e receber respostas por meio da experiência digital. E foi nesse conjunto de recursos que comecei a perceber uma mudança importante: eu já não estava somente olhando para uma história que alguém estava me contando. De alguma maneira, eu estava sendo colocada dentro dela.
Nem tudo me convenceu
Justamente por ter gostado tanto de algumas partes da exposição, também consegui perceber com mais clareza os pontos que, na minha opinião, poderiam ser aprimorados.
Eu gostaria de ter encontrado mais objetos diretamente relacionados ao Titanic. Havia peças interessantes, mas algumas eram referentes a outros naufrágios e, para mim, isso acabava diluindo um pouco a sensação de estar diante de um acervo especificamente dedicado ao Titanic.
Isso não significa que os objetos não fossem interessantes. Significa que, diante de uma história tão rica e tão conhecida, eu senti falta de uma presença ainda maior de elementos que fossem especificamente ligados ao navio e à sua história.
Porque existe muito material que poderia ser explorado: a construção, a viagem, a vida a bordo, as diferentes classes, a comunicação, a tripulação, os passageiros e, claro, o próprio naufrágio.
E acho que é justamente aí que uma exposição como essa pode encontrar espaço para crescer ainda mais.
E foi aí que eu pensei como publicitária
Depois de passar por tudo isso, uma coisa ficou muito clara para mim: não basta mostrar. É preciso conduzir.
Uma boa experiência não acontece apenas porque existem objetos bonitos, tecnologia ou cenários para fotografar. Ela acontece quando esses elementos conseguem conversar entre si e construir uma narrativa que faça sentido para quem está visitando.
E talvez eu tenha percebido isso com ainda mais força justamente porque comecei a visita pela realidade virtual e, depois, percorri toda a parte física. Primeiro eu fui colocada dentro daquela história de uma maneira extremamente sensorial; depois, comecei a conhecer os objetos, os ambientes, os detalhes e as referências que ajudavam a contextualizar aquilo que eu tinha acabado de vivenciar.
Essa ordem fez com que eu olhasse para a exposição de uma maneira diferente.
E então eu voltei para a realidade virtual
Depois de conhecer toda a parte física da exposição, comecei a entender melhor por que a realidade virtual tinha me causado uma impressão tão forte logo no início.
Foi a parte que mais gostei e também aquela em que mais me emocionei.
Quando você coloca o equipamento, deixa de estar diante de uma representação e passa a experimentar aquele universo de uma maneira muito mais imersiva. Eu levei susto quando os peixes passavam perto de mim, fiquei nervosa quando aparecia aquele abismo no fundo do oceano e, em alguns momentos, a sensação de profundidade era tão convincente que eu realmente me sentia dentro daquele ambiente.
Havia também elementos com os quais eu podia interagir. Um sino podia ser acionado com a mão, e havia um mecanismo que eu conseguia movimentar, simulando uma comunicação com a sala das máquinas. São pequenos detalhes, mas eles fazem diferença porque você não fica apenas assistindo a uma sequência de imagens: seu corpo também participa da experiência.
E então veio o momento que mais me marcou.
Era noite. Eu estava na proa do Titanic, olhando para aquele cenário, quando vi a aurora boreal. Pouco depois, o iceberg apareceu. O navio se aproximou, veio o impacto e tudo começou a tremer.
Naquele momento, eu parei de pensar na tecnologia.
Pensei na história, nas pessoas que estavam naquele navio, nas que morreram, nas que tentaram sobreviver e em toda a dimensão daquela tragédia. E foi justamente ali que a experiência me pegou de verdade.
A tecnologia não substituiu a história. Ela me fez senti-la.
Talvez essa seja a parte mais interessante da visita para mim. A realidade virtual não funcionou simplesmente porque era uma tecnologia diferente ou porque proporcionava uma experiência divertida. Ela funcionou porque a tecnologia estava a serviço da narrativa.
Eu já conhecia a história, já tinha assistido ao filme inúmeras vezes e sabia exatamente o que aconteceria quando aquele iceberg aparecesse. Mesmo assim, estar dentro daquela situação, perceber o ambiente se movimentando e sentir a colisão acontecendo ao meu redor produziu uma reação completamente diferente.
A informação continuava sendo a mesma, mas a forma como ela chegava até mim mudou.
E isso diz muito sobre experiência.
Quando uma história consegue fazer você olhar, sentir e participar, ela deixa de ser apenas conteúdo. Ela vira memória.
No fim, eu fui ver o Titanic. E saí pensando em experiência.
Quando saí da exposição, uma coisa ficou muito forte na minha cabeça: eu queria voltar para casa e assistir ao filme novamente. E acho que isso resume muito do que aquela visita provocou em mim, porque eu saí emocionada, pensando nas cenas que conheço há tantos anos e enxergando novamente aquela história por outro ângulo.
A cabine de terceira classe me fez lembrar do filme, a sala de comando me chamou atenção pelos detalhes, a proa me colocou diante de uma das imagens mais conhecidas do cinema e os objetos relacionados à produção cinematográfica despertaram memórias que eu já carregava comigo antes mesmo de entrar ali. Já a realidade virtual conseguiu me colocar diante da colisão de uma maneira completamente diferente, fazendo com que uma história que eu conheço tão bem voltasse a provocar uma reação emocional muito forte.
No fim, o Titanic voltou a ser, para mim, mais do que um navio e mais do que um filme. Voltou a ser uma história que eu já conhecia, mas que aquela experiência conseguiu me fazer sentir de outra maneira. E talvez seja justamente aí que esteja a diferença entre simplesmente apresentar um conteúdo e criar uma experiência capaz de permanecer na memória.
E, no meu caso, virou também uma vontade enorme de chegar em casa, colocar Titanic para assistir mais uma vez e, provavelmente, chorar tudo de novo.
